Capricórnio na cúspide da Casa 3

por Hector Othon

Capricórnio na cúspide da Casa 3 da expressão, dos estudos, das pequenas viagens, do relacionamento com irmãos e parentes abençoa com responsabilidade, seriedade mas também com desafios, medos e ambições que podem ser aproveitados para crescer, amadurecer e ganhar maestria em estes setores.


Expressão pessoal

A pessoa poderá sentir desde criança dificuldades na sua expressão pessoal. Quando criança ou nos primeiros estudos pode ter sido repreendido pela forma de falar ou se expressar. Pode desenvolver a necessidade de conquistar uma expressão aprimorada, uma mente versátil, talento para escrever ou falar. Ao mesmo tempo pode temer aprender, ganhar conhecimento e comunicar o que pensa e estuda. Sentir constrangimento ao se expressar e relacionar com o intelecto. Pode anelar atingir um nível de conhecimento tão poderoso e amplo e um domínio de sua voz e expressão que consiga lhe oferecer segurança e reconhecimento.


Senso prático

A pessoa devido a estes desafios desenvolve disciplina mental e senso prático; as ideias e metas são julgadas pela sua utilidade e o senso comum. As habilidades cálculo são evidentes, sempre medindo o lucro ou a praticidade.


profissões

Pode ter talento para trabalhar em funções que chequem a  qualidade em publicações, na imprensa e nos meios de comunicação, tipo revisores, editores.


Valorizar o que fala

Não é uma pessoa para 'conversas fúteis' por tempo muito prolongado. 0 discurso é deliberado.

Quando adulto é cuidadoso com as palavras, evitando 'falar demais' ou 'dizer o que não devia'. Entretanto, é objetivo e pode dizer 'palavras duras' se necessário. Preocupa-se com a gramática, a escrita e a exatidão das palavras. Boa memória.

Gosta de livros e bibliotecas. Gosta de citar fontes e pensamento de outros. Gosta de estudar e apreender bem o que se propõe.




Crítico dos erros de expressão dos outros

Ela pode sentir que as pessoas em geral tem descaso com o que dizem ou escrevem, e este descaso gera grandes transtornos aos mais desavisados. Acredita que a palavra é um dom sagrado que rege todas as ações e determina sua eficiência, gosta de dizer ou pensar que a palavra abre ou fecha as portas e as oportunidades. Ela avalia as características comportamentais das outras pessoas, pelo que diz, pois pensa que o que se diz nada mais é do que o reflexo do estado de espírito. Ela lamenta que infelizmente poucas pessoas dão valor ao que dizem. Ela sente como missão ajudar a refletir como seus próximos usam o dom sagrado da palavra e a forma de se expressar, de modo que as portas sempre se abram, e acima de tudo se tenha credibilidade em seus atos e atitudes.


Ambiente, vizinhança

A pessoa pode desenvolver uma espécie de inadequação ao meio ambiente, especialmente ambientes que não conhece e domina. Se não enfrentar este medo, pode gostar a se restringir aos locais em que se sente garantidamente seguro.


Irmãos, parentes
Pode desenvolver um relacionamento prático e distanciado de irmãos e parentes. Ou se sentir responsável pelos desafios da vida deles.


Pequenas viagens, distração

Teme ou não gosta viajar, passear, se distrair, a não ser por motivos de negócios, estudos ou interesse. Ou realiza estas ações por motivo de trabalho ou porque são proveitosas a saúde e ao bem-estar. As atividades em geral podem exigir muitos telefonemas, e-mails e cartas.


leis do trânsito

Desafios para cumprir as leis do trânsito que pode se manifestar por desleixo ou por obsessão. Pode levar multas. Pode não gostar de dirigir.


Físico

Pode apresentar dificuldade de respiração especialmente na infância. Dificuldade de coordenação. Fragilidades nos braços e nas mãos. Com a vida pode ganhar habilidades especiais nestes setores.


Situação astrológica de Saturno natal

Para aprofundar estudar a situação astrológica de Saturno, regente de Capricórnio e senhor da Casa.

Quando Saturno esta bem aspectado ou a pessoa enfrentou o medo de errar pode se destacar como secretário, bibliotecário, contador, administrador, professor, escritor, facilitador de expressão e comunicação, inspetor de viagens, policia rodoviária, etc. É cuidadoso com contratos e documentos.

Saturno tenso na Casa 3 pode criar os seguintes desafios:

  • Desafios na respiração. Conscientizar a respiração;
  • Timidez, medo em se expressar. Investir na sua expressão pessoal, fonética, canto;
  • Cuidar com amor e carinho de seus relacionamentos com irmãos, parentes e vizinhos.



As lições do silêncio
Luiz Marins

Bruno Kahne é um consultor em Blagnac, França e trabalha com a indústria aeronáutica. Ele escreveu um artigo para a revista Strategy+Business publicada pela Booz & Company, em maio de 2008 e que trata sobre “o que um surdo pode nos ensinar sobre a arte de escutar e fazer com que sejamos ouvidos”. No artigo “As lições do silêncio”, o autor nos conta sobre um executivo que tinha um filho com deficiência auditiva e como eles desenvolvem formas de tornar a comunicação eficaz e a compreensão possível, mesmo com os desafios da ausência da audição. Ele nos dá cinco lições que podemos aplicar em nossa vida:

1. Olhe nos olhos de quem está falando;

2. Nunca interrompa quem está falando;

3. Fale sempre da maneira mais simples e direta possível, com tom de voz agradável e com volume acariciador;

4. Quando não entender alguma coisa, pergunte;

5. Tenha foco. Mantenha-se concentrado. Não se disperse. 

Essas cinco regras básicas para aprender a escutar e ser ouvido podem e devem ser aplicadas por toda e qualquer pessoa. Muitos problemas de comunicação seriam evitados se seguíssemos esses preceitos.

Olhar nos olhos de quem fala nos faz aumentar a atenção e demonstra respeito a quem está falando. Interromper quem está falando, além de prejudicar a comunicação demonstra descortesia, desrespeito e falta de educação. Quando você quiser ter certeza de que será compreendido, seja simples e direto. Tenha coragem para dizer “eu não entendi” e perguntar o que não entendeu. Muitos problemas seriam evitados com essa simples atitude de coragem, franqueza e humildade. Tenha foco. Não se disperse. Não faça muitas coisas ao mesmo tempo. Concentre a sua atenção e terá melhores resultados em sua comunicação.

A comunicação é essencial. Se aplicarmos em nossa vida pessoal e profissional estes cinco conselhos, teremos um aumento espetacular da qualidade de como falamos, ouvimos, compreendemos e somos compreendidos. Pense nisso. Sucesso!

Capricórnio na cúspide da Casa 3 sugere:
  • mente séria, profunda;
  • reservado, amadurecido;
  • pensa como mais velho, nem sempre é compreendido e cala-se;
  • dificuldades nos estudos primários. Os professores podem ser muito exigentes com a pessoa, ter dificuldades de estudar, o estudar sem vontade;
  • mais tarde estuda mais que os outros;
  • aprende a rir e a ter bom humor;
  • restrições no ambiente
  • seu carro é funcional, adequado a seus status e jeito de vida.    

6 comentários:

  1. Concordo plenamente, me descreve muito, amei...

    ResponderExcluir
  2. Tenho mesmo sérios problemas com vizinhos invasivos, barulhentos sem respeito. Fico calada até a página 2, primeiro dou a oportunidade de uma conversa madura, respeitosa e até carinhosa. Se a pessoa continua com os abusos rodo minha baiana e então todos conhecem o capeta como vizinha. Não queria ser assim, mas fazer o que? Não vou ficar aturando demandas que não são minhas, cada macaco no seu galho!

    ResponderExcluir
  3. Super me identifico,me descreve muito.

    ResponderExcluir

Colaboradores